quarta-feira, 28 de julho de 2010

TURMA DO LABORATÓRIO DE PROGRAMA DE TV VISITA O PROJAC






No dia 16 de julho, José Riccardo Bonavita acompanhou os seus alunos do Laboratório de Programa de TV em uma visita ao Projac, da TV Globo. Eles tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios e a cidade cenográfica da maior rede de televisão do Brasil.

terça-feira, 27 de julho de 2010

SEGUE PROCESSO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA NA CPM

José Riccardo Bonavita, funcionário da CPM - ECO, responsável pelas aulas dos Laboratórios do Ciclo Básico de Programa de TV e Filme Publicitário, está em fase de qualificação de seu projeto de Doutorado. A defesa será marcada até março de 2011.
O Projeto tem como título: "TV Corporativa, uma abordagem artística para uma conceituação corporativa". Enfoca a apropriação da linguagem artística televisiva pelas empresas em sua comunicação corporativa. Abaixo, um resumo do projeto.

Usando a linguagem, hoje universal, da mídia televisiva, corporações empresariais do mundo inteiro fazem, atualmente, transmissões de broadcasing, isto é, transmissões de televisão via satélite ou intranet, para sedes e pontos de reunião de seus funcionários e colaboradores espalhados em uma determinada região de um país, ou mesmo do planeta. A aglutinação de pessoas em torno da TV, hábito doméstico criado no século passado, passou a ser parte integrante agora da rotina de trabalho em várias empresas e corporações.
O modelo de programas de auditório da mídia televisiva tradicional está sendo assimilado através da incorporação de métodos e normas, sendo transferida a formatação de programas de entretenimento para o conteúdo estritamente empresarial, ou comercial. Assim, gerentes se transmutam em apresentadores de auditório, presidentes em líderes motivacionais, diretores de Marketing em atores canastrões. O espaço cênico agora é a empresa, suas logomarcas, seus ambientes antes fechados ao público, e agora vistos como "set", sua "missão" lida como texto de um telejornal.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PRÊMIO MARC FERREZ DE FOTOGRAFIA

O professor Antonio Fatorelli entra com o pé direito na consolidação do Projeto da Midiateca: ele foi contemplado, nesse mês de julho, com o XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, oferecido pela FUNARTE, o prêmio de maior importância nessa área.

Parabéns, Professor, em nome de toda a CPM! A equipe qualifica-se com as conquistas de cada um de nós!


Cristina Rego Monteiro
Coordenadora Geral da CPM

MIDIATECA - BANCO DE IMAGEM, ACERVO BIBLIOGRÁFICO, MÓDULO DE PRODUÇÃO E PORTAL DO LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA E IMAGEM DIGITAL DA ECO/UFRJ

A Midiateca da ECO/UFRJ acaba de ser contemplada pelo edital "Artes Visuais" da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Esse projeto propõe-se a criar um ambiente de apoio e desenvolvimento das pesquisas de Pós-Graduação, Graduação e Extensão da Escola de Comunicação da UFRJ. A equipe, coordenada pelo professor Antonio Fatorelli, compreende 5 pesquisadores da UFRJ, 10 alunos da Pós-Graduação - 6 mestrandos e 4 doutorandos -, 1 pesquisador recém-doutor, 1 bolsista de iniciação científica (FAPERJ), 3 monitores de graduação e 3 alunos de graduação. O projeto prevê a constituição de um Banco de Imagem, de um Acervo Fotográfico, de uma Estação Digital de Trabalho e do Portal do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital da CPM. O acesso aos conteúdos dessas iniciativas será extendido a toda comunidade acadêmica.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

MOSTRA MAIS 2010

O Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ apresenta a Mostra Mais Teatro 2010, que este ano e sempre, faz juz ao seu nome. São 14 experimentos teatrais com uma hora de duração e foco aberto sobre aspectos do tempo e do espaço cênicos. O olhar é ampliado não apenas pelo número de espetáculos, mas, principalmente, porque se dirige ao teatro : o lugar onde se vê, em ato, a conjugação de múltiplos ramos do conhecimento e aspectos da sensibilidade - orquestração de corpos, vozes e esforços. Articulam-se parcerias institucionais e disciplinares, em trajetos de risco e aposta na pavimentação de caminhos. Estudantes de Cenografia e Indumentária (Escola de Belas Artes) exercitam suas escolhas profissionais e compõem as equipes de criação, orientados por seus professores.
A Mostra Mais apresenta textos da dramaturgia universal e brasileira, de livre escolha dos alunos. Múltiplos estilos e gêneros são tratados de modo a oferecer a cada um a oportunidade de experimentar suas potencialidades e indagações. A novidade, este ano, corre por conta da aquisição de um grid de iluminação e urdimento, já disponível para o uso dos alunos. Isso aproxima a Sala Vianinha do objetivo de torná-la apta a acolher variadas configurações cênicas. E mostrar, então, muito mais.

Co-Realização: Casa da Ciência e Museu Nacional.

Apoio: Editora da UFF, Gráfica UFRJ, Grupo de Teatro Legionários da Arte, Instituto Interdisciplinar Rio Carioca, Rampa, Z7 Produções Audiovisuais, CPM/ECO - Central de Produção Multimídia.

MOSTRA MAIS 2010
12 a 29 de julho de 2010

LOCAL: Sala Oduwaldo Vianna Filho (Sala Vianinha)
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO - UFRJ - Campus da Praia Vermelha
Entrada Franca. Senhas Distribuídas 1 hora antes .
MaioresInformações: producaomostraufrj@gmail.com

PROGRAMAÇÃO

12/07 (SEG) 13/07 (TER)
18h - Meros Mortais, de David Ives. Direção: Lívia Nascimento
20h - Da necessidade de ser polígamo, de Silveira Sampaio. Direção: Marymília Fatah

14/07 (QUA) 15/07 (QUI)
18h - O homem travesseiro, de Martin McDonagh. Direção: Pedro Pedruzzi
20h - Vermelhos balões vermelhos, de Eduardo Pavlovsky. Direção: Caio Riscado

16/07 (SEX) 19/07 (SEG)
18h - Entre quatro paredes, de Jean-Paul Sartre. Direção: Laura Nielsen
20h - Dom João Tenório, de José Zorrilla. Direção: Marcos Mazzaro

20/07 (TER) 21/07 (QUA)
18h - O patinho torto ou Os mistérios do sexo, de Coelho Neto. Direção: Daniel Archangelo
20h - Esperando Godot, de Samuel Beckett. Direção: Diogo Liberano

22/07 (QUI) 23/07 (SEX)
18h - Navalha na carne, de Plínio Marcos. Direção: Gleise Nana
20h - Guaraná cerebral, de Diogo Liberano. Direção: Dominique Arantes

26/07 (SEG) 27/07 (TER)
18h - Piquenique no front, de Fernando Arrabal. Direção: Duanny Dantas
20h - O pupilo quer ser tutor, de Peter Handke. Direção: Evângelo Gasos

28/07 (QUA) 29/07 (QUI)
18h - A partilha, de Miguel Falabella. Direção: Thaisa Areia
20h - Laranja Mecânica, de Anthony Burgess. Direção: Nina Balbi