quarta-feira, 4 de setembro de 2013

EDITAIS PIBEX E PRÓ-CULTURA 2014 - CADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO

Todos os coordenadores de projetos e programas de extensão da UFRJ deverão fazer cadastro dos mesmos no SIGProj. Caso não seja feito o cadastramento até o dia 30 de setembro de 2013 na plataforma, os programas e projetos não poderão ser submetidos aos editais de 2014.

Orientações e Procedimentos da PR5 - Pró-Reitoria de Extensão

DEFINIÇÕES

Ações de Extensão

A Extensão caracteriza-se por vasta gama de ações e grande amplitude de demandas sociais a que pode atender. Realiza-se através de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços.

Programa

Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

Projeto de Extensão

Ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode estar vinculado a um Programa (forma preferencial) ou ser registrado como "projeto sem vínculo".

Áreas Temáticas


A definição das áreas temáticas tem como parâmetro as políticas públicas entendidas como "linha de ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em lei. É mediante as políticas públicas que são distribuídos ou redistribuídos bens e serviços sociais, em resposta às demandas da sociedade. Por isso o direito que as fundamenta é um direito coletivo e não individual" (Pereira, apud Degennszajh, 2000, p. 59).

Todas as ações de extensão deverão sempre ser classificadas segundo a área temática. A finalidade da classificação é a sistematização, de maneira a favorecer os estudos e relatórios sobre a produção da extensão universitária brasileira, segundo agrupamentos temáticos, bem como a articulação de indivíduos ou de grupos que atuam na mesma área temática.

A classificação por área deve observar o objeto ou o tema que é enfocado na ação. As áreas temáticas são as seguintes:

1. Comunicação
2. Cultura
3. Direitos Humanos e Justiça
4. Educação
5. Meio ambiente
6. Saúde
7. Tecnologia e Produção
8. Trabalho.

Linhas de Extensão

Uma forma complementar de classificação das ações de extensão é por linha de extensão. As linhas especificam e detalham os temas para a nucleação das ações de extensão, não sendo necessariamente ligadas a uma determinada área temática.
A utilização da classificação em linhas é muito importante como indução ao agrupamento de projetos tematicamente assemelhados em programa. Tanto a classificação de áreas temáticas quanto a de linhas de extensão foram criadas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e está sendo adotada pelo conjunto das universidades públicas. As linhas de extensão foram revisadas em 2006 e já foram incorporadas ao Sistema de Dados e Informações da Extensão.

Linhas de Extensão FORPROEX

Produtos das Ações de Extensão

Caracterizam-se como a produção de publicações e outros produtos acadêmicos decorrentes das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica. Inclui-se: livro, capítulo de livro, anais, manual, cartilha, jornal, boletim, revista, artigo, relatório técnico, produto audiovisual (ex.: filme, vídeo, DVD, CD-Rom), programas de rádio, programa de TV, aplicativo para software, jogo educativo, produto artístico (ex.: partitura, arranjo musical, gravura, texto teatral) e outros.

REGISTRO E CADASTRAMENTO
 Desde o mês de janeiro de 2012 a Pró-Reitoria de Extensão adotou o Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) para o registro das ações de extensão da UFRJ. O sistema permite que tenhamos maior agilidade e transparência no que tange à informação, avaliação, gestão e divulgação das ações de extensão.O SIGPROJ é utilizado para realização dos editais da PR-5: 1) Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX); 2) Programa Institucional de Fomento a Cultura e ao Esporte  (PRO-CULTURA E ESPORTE) e 3) Programa Institucional de Bolsas de Eventos (PIBEV).

Anualmente é aberto o Edital de Fluxo Contínuo que tem como objetivo cadastrar no SIGProj os programas e projetos que ainda não possuem registro na Pró-Reitoria de Extensão. Ou seja, os programas e projetos que não são apoiados por editais da UFRJ e da SESu/MEC (PROEXT), como por exemplo projetos apoiados por editais da FAPERJ e outros.
Ressaltamos que a submissão de programas e projetos a quaisquer dos editais citados anteriormente é condicionada a aprovação pelo Edital de Fluxo Contínuo.

Abaixo segue o Edital de Fluxo Contínuo Completo:


Link SIGproj: http://sigproj1.mec.gov.br/

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

TRANSMISSÃO AO VIVO DA CPM/ECO

Assista no link a seguir à programação do IV Encontro da Cátedra América Latina e Colonialidade do Poder. Más allá de la crise? Horizontes desde uma perspectiva descolonial.

http://tv.ufrj.br/cpmeco/

A Equipe de cinegrafistas, produtores, técnico em audivisual e suporte técnico da CPM está realizando a gravação e a transmissão ao vivo online do evento.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CPM/ECO FARÁ TRANSMISSÃO AO VIVO DO EVENTO IV ENCONTRO DA CÁTEDRA AMÉRICA LATINA E COLONIALIDADE DO PODER


Nodias 28, 29 e 30/8 o campus Praia Vermelha da UFRJ sedia o "4º Encontro da Cátedra América Latina e Colonialidade do Poder". Com o tema "Para além da crise? Horizontes desde uma perspectiva descolonial", o evento propõe a discussão acadêmica sobre o conceito de descolonialidade no Brasil, além de diversos cenários na América Latina.
A edição deste ano tem base na reflexão e análise de professores e pesquisadores da UFRJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que vêm debatendo a teoria descolonial latino-americana em áreas de conhecimento como geografia, sociologia e planejamento urbano e regional.
O encontro é uma articulação das três universidades, que através da Cátedra já realizou doze eventos de discussão, três deles internacionais.
Através da perspectiva descolonial, a ideia de crise será questão-chave nos debates. "Já se tornou lugar-comum, tanto nos meios intelectuais como nos meios de informação de massa, falar de crise, gerando uma opinião pública que se reconhece numa crise. Mas o que é que está em crise? Crise do capitalismo, ambiental, civilizatória? De que tipo de crise estamos falando?", questionam os organizadores do evento.
A proposta dos pesquisadores é aprofundar um pensamento crítico que foge das limitações de uma interpretação economicista das estruturas capitalistas, vinda do norte do continente americano.
A troca entre a produção intelectual brasileira e a de outros países latino-americanos contará com painéis de conferência de convidados internacionais que, em cada um dos três dias, se dedicarão à análise de um eixo temático.
O primeiro painel, "Estado e poder", terá como conferencistas Luis Tapia, filósofo e doutor em Ciências Políticas, diretor do doutorado multidisciplinar em Ciência do Desenvolvimento da Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) e da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), no México; Agustin Lao-Montes, sociólogo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos; e Edgardo Lander, sociólogo venezuelano da Universidade Central da Venezuela.
No segundo dia, o painel "Capitalismo e desenvolvimento" terá a presença de Anibal Quijano, membro da Cátedra América Latina e professor da Universidad Ricardo Palma, no Peru; e Alberto Acosta, economista equatoriano, professor e investigador da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO), no Equador.
O painel do terceiro dia, "Experiências emancipatórias", terá a participação de Ana Ester Ceceña, economista investigadora do Instituto de Investigações Econômicas da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), no México; e Catherine Walsh, professora principal e diretora do doutorado em Estudos Culturais Latino-americanos na Universidad Andina Simón Bolívar, no Equador.
Além das conferências, estão previstos debates abertos ao público universitário e mesas de trabalho, nas quais um grupo de cerca de 50 professores pesquisadores irá debater artigos, apontar desdobramentos de análises e planejar futuros encontros conjuntos.
O acesso gratuito aos painéis acontece das 9h às 12h no Salão Pedro Calmon do campus Praia Vermelha da UFRJ (Avenida Pasteur, 250, 2º andar).
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail descolonialidade@forum.ufrj.br. Ao final do encontro, os participantes receberão certificado.
A CPM/ECO FARÁ TRANSMISSÃO AO VIVO DE TODOS OS PAINÉIS QUE ACONTECEM PELA MANHÃ (DAS 9H ÀS 12H). A PROGRAMAÇÃO QUE ACONTECERÁ À TARDE SERÁ GRAVADA PELOS NOSSOS CINEGRAFISTAS. 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Seminário - Programa de Extensão Meu Lugar, Nosso Mundo: Memória e Paisagem (UFRJ na Serra)


Seminário Programa de Extensão Meu Lugar, Nosso Mundo: Memória e Paisagem (UFRJ na Serra)


O Programa abarca 3 projetos voltados ao resgate da memória com foco em comunidades da localidade de Santa Rita, na zona rural de Teresópolis, através de linguagens visuais (desenhos, mapas, vídeos, fotografias e audiovisual) e ações culturais socioeducativas, buscando a valorização dos saberes locais e o fortalecimento de suas manifestações culturais e ações sociais.


Palestrantes e debatedores 


Maria Naíse de Oliveira Peixoto – IGEO 
Ana Maria Lima Daou – IGEO 
Flávia Teixeira Braga – FAU e EBA 
Carlos Gonçalves Terra – EBA 
Cristina Jasbinschek Haguenauer – ECO 
Francisco Cordeiro Filho – FE 
Regina Carmela- LATEC/UFRJ 



Convidados 
Prof. Cleber Marques de Castro, Depto de Turismo da Uerj-Teresópolis 


DATA: 9/5 
Horário: 11:00 às 13:00 
Local: Auditório da CPM 
Escola de Comunicação 
Campus da Praia Vermelha 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

ECOMEÇO - Alunos da ECO visitam o Cantagalo


A Escola de Comunicação da UFRJ em parceira com o Grupo Cultural AfroReggae (Projeto Conexões Universidade)  e a Universidade das Culturas (Unicult), convidam para uma experiência, percurso e vivência singulares em torno  das disputas reais e simbólicas nas favelas. Uma oportunidade única para dialogar com os participantes e atores da história do presente urgente e entender as mudanças sociais e politicas na cidade do Rio de Janeiro.

 

Vivência na Favela do Cantagalo e Debate "Comandos -Disputas Territoriais nas Favelas Cariocas"  

Local: Núcleo Cantagalo do AfroReggae 

Percurso pela Favela do Cantagalo e debate sobre as disputas territoriais e simbólicas em torno das favelas cariocas com os persongens dessa disputa. A polêmica em torno das UPPs, as facções do crime e a guerra territorial em torno do comércio das drogas, as atuais políticas de Segurança Pública e a visão dos moradores que reivindicam seus direitos e buscam sair de um "estado de exceção" continuado.

Debate com  Cel. Robson Rodrigues - Coronel do Estado Maior da Policia Militar que implantou as UPPs no Rio de Janeiro,  Sargento  Dantas -Sargento do B.O.P.E.; Magalhães - Inspetor da Policia Civil; RobsonHolmes - Ex - Míliciano; Fofo - Ex - participante da facção TerceiroComando; Ziquinho - Ex participante da facção- Comando Vermelho;  Rose- Ex -participante da facção Comando Vermelho; Daniela Silva - Ex -participante da facção  ADA/Amigos dos Amigos, Henrique Blunk -Soldado da UPP Nova Brasilia.
Mediador: Feijão, do Núcleo de Empregabilidade do AfroReggae e  Guiomar Ramos, professora da ECO/UFRJ.

Veja as fotos do encontro:

















ALUNOS DA UFRJ ASSISTIRAM PAIXÃO BANDIDA E DEBATERAM O SISTEMA PENITENCIÁRIO


Externas Fotográficas na Galeria Vitrine







sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

BATE-PAPO COM JOSÉ LOUZEIRO NO AUDITÓRIO DA CPM

O jornalista, escritor e roteirista - José Louzeiro - será o convidado da próxima segunda-feira - 4 de fevereiro - da disciplina Técnicas de Reportagem 2. José Louzeiro roteirizou até hoje mais de vinte filmes, a maioria baseada em suas polêmicas reportagens.  Maranhense radicado no Rio de Janeiro desde 1954, Louzeiro teve o privilégio de levar para as páginas da literatura, e dali para a grande tela, uma parte considerável da crônica policial dos anos 60, 70 e 80, utilizando-a como objeto de profundo estudo dos abismos que separam ricos e pobres no país. Autor de Aracelli meu amor.

O encontro acontecerá no Auditório da CPM às 9h20. Todos estão convidados.



quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SEGUNDA É DIA DE BATE-PAPO COM JORNALISTAS NO AUDITÓRIO DA CPM/ECO


Às segundas-feiras, a Coordenadora Geral da CPM/ECO - Profª Cristina Rego Monteiro - está promovendo o encontro dos alunos da Escola de Comunicação com jornalistas renomados. Os encontros estão acontecendo às 9h20 no horário da disciplina Técnicas de Reportagem no Auditório da CPM. O bate-papo é aberto a todos os alunos e professores da ECO.

No dia 21 de janeiro, recebemos o jornalista e escritor Arnaldo Bloch (autor de sete livros, entre eles Os Irmãos Karamabloch), colunista responsável pela Logo/Página Móvel do Globo, blogueiro e ex-aluno da ECO. Ele conversou com os alunos a respeito da sua carreia.
























No dia 28 de janeiro, segunda-feira passada, a CPM/ECO recebeu o jornalista e escritor Ruy Castro (com 16 livros publicados, entre eles biografias como O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues Estrela solitária: um brasileiro chamado Garrincha), colunista da Folha de S. Paulo, da Band News FM e vencedor do prêmio Esso da Literatura, prêmio Nestlè de Literatura Brasileira e de quatro Jabutis. Ruy Castro conversou com os alunos sobre a sua carreira e foi o segundo entrevistado do mês, depois de Arnaldo Bloch.

Fotos: Sergio Brenner



















Ruy Castro no Auditório da CPM/ECO.


















Auditório repleto de alunos da ECO interessados na  história de vida de Ruy Castro.
















 

Profª Cristina Rego Monteiro e Profª Suzy dos Santos com seus alunos no encontro com Ruy Castro.












Da esquerda para direita: Maria Clara Modesto, Camile Cotta, Ruy Castro, Cristina Rego Monteiro da Luz e Daniela Cohen.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EDITAL PARA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS PROPOSTOS PELOS ALUNOS

A Superintendência Geral de Políticas Estudantis abriu edital para Apoio à Organização de Eventos de caráter técnico-científico, artístico ou cultural propostos pelos alunos da UFRJ.

Prazo de Inscrição: Até 1º de fevereiro de 2013 (Para eventos a serem realizados do dia 25 de março a 31 de julho de 2013).

O edital aceitará propostas de eventos para o 2º semestre de 2013 também. O prazo de inscrição para esses eventos será de 03 a 28 de junho de 2013 (Para eventos a serem realizados do dia 01 de agosto a 21 de dezembro de 2013). 

Abaixo segue o Edital na íntegra: