segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PROJETO DA CPM/ECO FARÁ APRESENTAÇÃO NA 2ª FASE DA JIC AMANHÃ

Os bolsistas PIBIAC/alunos da graduação da ECO - Arthur Rivelo, Rafael Spinola, Marlon Câmara, Lucas Milleco e Julia Ricciardi apresentaram no dia 07 de outubro durante a JIC 2011 os caminhos percorridos, os resultados obtidos e os desafios futuros do projeto A crônica entre a imagem, o som e a palavra. Toda a equipe do projeto é composta por técnicos administrativos da CPM/ECO. Fazem parte da equipe: Aurélio Aragão (coordenador do projeto e roteirista), Bárbara Tavela (técnica em assuntos educacionais), Mauro Reis (editor) e Ricardo Naufel (cinegrafista).

A apresentação foi selecionada pela comissão avaliadora da JIC para a 2ª Fase da Jornada de Iniciação Científica. A segunda apresentação acontecerá amanhã (18 de outubro) a partir das 9hs no Instituto de Filosofia e Ciências Socias.

A crônica entre a imagem, o som e a palavra: diante das frágeis balizas conceituais para a demarcação da noção exata de crônica, tendemos à reafirmação do caráter híbrido que o gênero nos apresenta. A sua dualidade capaz de amarrar termos distintos pode ser percebida em múltiplos aspectos. Falamos em um texto conduzido por um narrador-repórter, bem como reconhecemos a articulação entre dados da realidade e mecanismos de ficção e, assim, ponderamos a combinação entre mimesis e poiesis. No entanto, entre todas as camadas de entendimento desse hibridismo, talvez a que compreenda a crônica de maneira mais palpável seja a que a localiza na passagem entre o jornalismo e a literatura. Especialmente no Brasil, a trajetória do gênero crônica está estreitamente ligada à história da imprensa, sendo a crônica, nas palavras de Antonio Cândido, "filha do jornal e da máquina".
O contexto contemporâneo propõe um outro desafio ao entendimento híbrido da crônica, ou, antes disso, oferece uma provocação à própria maneira como a crônica pode ser criada. Vivemos tempos de outras máquinas. A ostensiva presença do computador, a naturalizada penetração do espaço virtual na cena cotidiana, a proliferação de blogs e sites pessoais exigem que repensemos os termos da relação entre realidade e ficção ou entre mimesis e poiesis na crônica. No novo contexto, a pesquisa em torno da crônica não se esgota no campo da palavra. A intensa, difundida, e, muitas vezes, privilegiada incorporação da imagem como dado primordial na elaboração dos produtos estéticos e midiáticos contemporâneos exige que pensemos a crônica em um eixo capaz de articular visualidade e escrita.
O projeto "A crônica entre a imagem, o som e a palavra" pretende investigar os termos em que se dá essa aproximação e propor alternativas criativas aos desafios lançados por esse contato. Partindo de um tema comum, serão elaboradas crônicas nos registros audiovisual e escrito. Diante delas, os distintos mecanismos narrativos das duas linguagens serão cotejados para que se evidenciem contrastes e coincidências, realces e contradições entre as maneiras de elaborar crônicas nos dois campos. Entendemos ser esse um primeiro passo para o desafio seguinte: propor a criação da crônica em um produto estético híbrido de outra ordem, capaz de articular criativamente elementos da literatura e do audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário