quarta-feira, 16 de março de 2011

EDITAL RUMOS JORNALISMO CULTURAL 2011-2012

Objetivo: Professores e estudantes de Comunicação Social e/ou Jornalismo são o público-alvo desta quarta edição do Rumos Jornalismo Cultural. O programa reitera a importância de identificar um caminho possível para a melhor compreensão do papel da mídia, da academia e das instituições culturais na construção do que se convencionou chamar de editoria de cultura no jornalismo. A realização do programa também se justifica pela relevância que universidades, professores, veículos de comunicação e jornalistas têm como atores essenciais na construção do diálogo entre a sociedade e agentes culturais diversos - artistas, curadores, pesquisadores, gestores, produtores, técnicos etc.

O programa abrange as carteiras Estudante e Professor.

A) Carteira Estudante - dividida nas categorias:

- Reportagem Impressa;
- Reportagem Audiovisual;
- Reportagem Radiofônica;
- Web-Reportagem.

Poderão inscrever-se nesta carteira estudantes do Curso de Comunicação Social e/ou Jornalismo de qualquer estabelecimento brasileiro de ensino superior e que comprovem o cumprimento de no mínimo 30% e no máximo 60% dos créditos curriculares. Fica vedada a participação de alunos que possam concluir o curso de Comunicação Social e/ou Jornalismo antes de dezembro de 2012. Caso selecionado, o aluno deverá comprovar as informações declaradas na ficha de inscrição.

Cada estudante poderá se inscrever no máximo quatro vezes - em uma ou mais categorias - com reportagens distintas. Porém a coleção de seleção poderá vir a contemplá-lo em somente uma categoria e com uma única reportagem.

O candidato deverá produzir uma reportagem referente à editoria de cultura, em língua portuguesa, de autoria própria e individual e com pelo menos 2 entrevistados.

A pauta é livre, com exceção de temas relacionados ao Itaú Cultural ou seus produtos. À título de exemplo, seguem algumas possibilidades de enfoque:

- Perfil de determinado artista, grupo ou manifestação cultural de sua região;
- Crítica sobre a programação artística de sua cidade ou estado;
- Políticas Públicas de incentivo cultural;
- Movimentos Culturais;
- Atuação da mídia na cobertura cultural;
- Economia da cultura;
- Identidade cultural;
- Direitos culturais;
- As novas tecnologias digitais e a produção artística.

Os contemplados receberão prêmios em dinheiro, credencial para o Semináirio Internacional de Crítica Literária, participarão do Laboratório on-line de Jornalismo Cultural, receberão 20 títulos sobre jornalismo e cultura, dentre outros.

B) Carteira Professor

Poderão inscrever-se nesta carteira somente docentes de graduação e pós-graduação do curso de Comunicação Social e/ou Jornalismo que tenham pelo menos 2 anos de experiência comprovada como professor em estabelecimentos brasileiros de ensino superior, independentemente da(s) disciplina(s) que lecione. Cada professor poderá se inscrever até quatro vezes - com trabalhos diferentes.

Para se inscrever, o docente deve redigir um texto em língua portuguesa, de autoria própria e individual, de acordo com as normas da ABNT sobre as possíveis relações entre os cursos de jornalismo e as empresas jornalísticas, com destaque na formação desses futuros profissionais.

Estágio, programa de trainee, análise dos processos colaborativos entre empresa e curso de jornalismo, reflexões sobre as relações entre a faculdade e publicações jornalísticas - virtuais ou não -, relatos e análise de casos consolidados ou em andamento de programas de treinamento desenvolvidos por sua escola em parceria com uma empresa jornalística são alguns dos temas que podem ser desenvolvidos pelo interessado em participar do processo de seleção.

Os contemplados receberão prêmios em dinheiro, obterão credencial para o VII Colóquio Rumos Jornalismo Cultural, dentre outros.

Inscrições: Até o dia 15 de julho de 2011.

Maiores informações: http://rumositaucultural.wordpress.com/, http://itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708 ou através do e-mail rumosjornalismo@itaucultural.org.br.








Nenhum comentário:

Postar um comentário