segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SBPJor 2011 - GRANDES ENCONTROS DE GRANDES NOMES DO JORNALISMO

O 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor - iniciou sua programação no dia 3 de novembro às 18h30 com a participação da Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ - Ivana Bentes - e com o Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - Carlos Franciscato. Pela manhã, no mesmo dia 3 houve também a abertura oficial da Semana de Jornalismo da Escola de Comunicação da UFRJ - Meio a Meios - que teve uma edição especial em conjunto com a programação do SBPJor 2011. O evento Meio a Meios abriu suas atividades com um debate mediado pela Prof. da ECO/UFRJ e Coordenadora Geral da CPM/ECO - Cristina Rego Monteiro e com a presença de Viktor Chagas (UFF e Instituto Overmundo), Mc Fiell (rádio comunitária Santa Marta) e Representante do Eu-Repórter (O Globo Online). Os participantes discutiram a relação do jornalismo com as mídias digitais e as resistências possíveis na web 2.0. Esse debate, assim como todos os painéis que aconteceram no Auditório do CFCH, foi transmitido ao vivo pela CPM/ECO.

Foto: Cícero Rabello
Ivana Bentes e Carlos Franciscato durante a Abertura Oficial do SBPJor 2011.


Foto: Cícero Rabello
Mc Fiell, Viktor Chagas, Cristina Rego Monteiro e Representante do Eu-Repórter.

Em seguida ocorreu o primeiro Painel do evento intitulado Jornalismo e Mídias Digitais. Mediados pela Profª Raquel Paiva da ECO/UFRJ, os palestrantes John Pavlik (State University of New Jersey - USA) e Marcos Palacios (UFBA) analisaram o papel e as consequências das novas mídias.

Foto: Cícero Rabello
Raquel Paiva, John Pavlik e Marcos Palacios durante o primeiro Painel do SBPJor.

Já no dia 4 de novembro, a programação oficial do evento começou às 9hs da manhã com o Painel 2: Reconfigurações das práticas e mediações jornalísticas. Mediados pela Profª Ana Paula Goulart (ECO/UFRJ), os professores Henrique Antoun (ECO/UFRJ) e Axel Bruns (Queensland University of Technology - Australia) discutiram as novas configurações do jornalismo perante o advento da internet e das redes sociais. Axel Bruns apresentou para o público que lotava o Auditório do CFCH os conceitos de gatekeeping e gatewatching.

Foto: Mathilde Molla
Henrique Antoun, Ana Paula Goulart e Axel Bruns durante o Painel 2 no Auditório do CFCH.

No último dia de evento (5 de novembro), Ramón Salaverría (Universidad de Navarra - Espanha) e Elias Machado (UFSC), mediados por Claudia Quadros (Universidade Tuiuti do Paraná), discutiram os novos rumos do curso de jornalismo nas universidades.

Foto: Mathilde Molla
Claudia Quadros, Ramón Salaverría e Elias Machado no último painel do SBPJOr 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário